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Na LCD: FlashFoward FAIL – A promessa falida da ABC

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Em setembro de 2009, a ABC começou a exibir a série FlashFoward. Meses antes da estréia, investiram em publicidade exaustiva, até mesmo se aproveitando do sucesso de LOST, dizendo que FlashFoward veio para substituí-la.


FlashFoward FAIL – A promessa falida da ABC
Por Renan Duarte

A premissa é bastante convidativa. Para os amantes de uma boa ficção, certamente se sentiriam atraídos pela ideia: todas as pessoas do planeta inteiro desmaiaram por 2 minutos e 17 segundos. Durante este apagão, tiveram uma visão do futuro, um flashforward. Em torno disso, a trama segue. Alguns assombrados com o que viram, outros felizes esperando que aquilo aconteça.

No meio disso tudo, o protagonista policial choco do FBI investiga as causas do apagão, baseado em sua visão. Acontece que em seu flashforward ele se viu investigando as causas do apagão, diante de um quadro com várias pistas. Então ele começa a procurar essas pistas para evitar que o futuro se concretize.

Muita propaganda, uma produção de ponta, muito dinheiro e só blábláblá. Acontece que a série veio, estreiou com um episódio de tirar o fôlego, e fez todo o resto de forma medíocre. Teve um bom começo e depois despencou pelo abismo.

Após de um tempo de suspensão, a série retornou, com roteiros melhores, mas ainda não convenceu o público.

Mas afinal, se Flashfoward prometia tanto, o que deu errado?

A Propaganda

O risco de fazer muito alarde é não ter peito para cumprir depois. E foi o que aconteceu com FlashForward. Os produtores queriam porque queriam colar a etiqueta na série de “nova LOST”. Quem disse que seria fácil?

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Não foi, e eles não conseguiram. Imagine você, fã de LOST, diante da TV e de repente se surpreende com uma promo de uma série que promete ser a nova LOST. Logo começam as comparações. Será tão boa quanto? Será? E o povo espera algo, no mínimo, do mesmo nível. E o problema de comparações e muito alarde é exatamente este, quando vemos que não chegou nem perto, a decepção é ainda maior.



A publicidade foi tão intensa, que a produção chegou a colocar nas cenas outdoors da Oceanic – a companhia aérea do avião que cai na ilha de LOST – e ao absurdo de deixar insinuações que o apagão foi causado pelos eventos na ilha.

Resumo da ópera: os larápios usaram de artifícios tolos para ganharem os fãs de LOST. Se pelo menos a série fosse boa, não haveria problema algum. Mas só serviu para borrar o legado de Lost.

A propaganda exaustiva baseada em comparações com um grande sucesso foi um dos pontos para a queda de FlashFoward. Já dizia minha avó: cão que late, não morde.





O Primeiro Episódio

Foi um estouro. Mais de 12 milhões de pessoas assistindo a famigerada série “irmã” de LOST. Depois de tanta propaganda, a coisa fez progresso. Imagino que os produtores sentaram nas suas poltronas e bateram no peito dizendo “deu certo!”.

Mas o primeiro episódio realmente foi bom. Temos explosões, caos global, flashs do futuro, situações interessantes, final surpreendente e alguns personagens realmente convenciam. O sucesso estava garantido. FlashForward seria a nova febre mundial.

Que nada. O problema foram os outros episódios. Todos os outros, longos e cansativos dez episódios antes da suspensão. Para se ter uma ideia, a continuação foi tão decepcionante, que a cada episódio perdia mais espectadores. Na estreia, foram 12 milhões, e chegou aos míseros 6 milhões, e mais adiante aos vergonhosos 5 milhões – a mesma taxa de audiência de Vampire Diaries.

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O erro não foi o primeiro episódio, mas a perca total do ritmo nos seguintes. Fazer uma estréia de tirar o fôlego e depois nos dar episódios mornos, sem grandes revelações, com a trama andando em círculos, enrolando toda a obra, é pedir para que ninguém assista.

Os Personagens

O grande sucesso de LOST se deve aos seus personagens profundos e bem trabalhados. Até mesmo os mais chatos e detestáveis, são respeitados pelos fãs. Isso não acontece com FlashForward. Não há uma profundidade em seus personagens, e as tramas pessoais são novelescas.

Dois exemplos disso são os principais Mark e Demetri. Mark é o detetive que teve a visão de que estaria investigando o apagão. Um cara com complexo de messias, que sempre descobre tudo com as pistas em sua visão e não tem carisma algum. Já o Demetri, que não viu nada em seus flashforward, só sabe choramingar e dizer que vai estar morto em seis meses, e sua trama simplesmente não desenvolve. Os atores são bons, mas os personagens são ruins.

A série não tem um vilão que preste. Alguém para ser confrontado. Passamos por 10 longos episódios procurando a sombra de um tal de D. Gibbons que não assusta ninguém.

Os personagens secundários são sem graça. É um verdadeiro chororô. Nenhum é misterioso quanto John Locke, ou impulsivo como o Jack, ou muito cool como o Hurley. Ou seja, só pelo quesito personagens, flashforward nunca será a nova Lost.


Enredo Tosco

Os mistérios e suas explicações não convencem. Existe algo mais clichê do que um grande experimento científico? Pois é. É exatamente isto que eles tentam empurrar nos primeiros episódios.

Lá pelas tantas da série, ainda aparece uma droga que ajuda as pessoas a se lembrarem do que viram. Meio forçado, não?

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Sem falar que os mistérios de um evento como este já ter ocorrido anos antes, na mitologia da série, são superficiais e não chamam atenção. Eles fazem de tudo para nos dizer que aquele evento é importante, mas de fato, não é nada muito bem elaborado.

Outro ponto extremamente cansativo é o fato de todos os personagens passarem todos os episódios choramingando ou tentando interpretar o que viram. E aí temos diálogos chocos e com um sentimentalismo tosco.

Uma série com uma premissa com tantas possibilidades caindo em clichês atrás de clichês. Não foi atoa que alguns produtores da série pularam fora antes do fim.

Enfim, eu desisto!

Eu desisto de FlashForward. Desisto mesmo. A série é uma grande gafe da ABC. É um engano. Fazer um mega episódio de estréia e depois deixar o desenrolar terrivelmente morno é um ultraje.

Temos então, uma série de fatores que contribuíram para a série parar no limbo: personagens ruins, propaganda enganosa, roteiro sem muita criatividade, superficialidade na trama. Junte tudo isso e o que temos? FLASHFORWARD.

Mesmo depois do tempo de suspensão para melhorarem os roteiros, e a série ter mudado o ritmo, não ficou bom. O estrago já foi feito. Não conseguimos gostar dos personagens. É um fiasco total. As audiências estão no chão e muito dinheiro foi perdido. Vamos ver se eles insistem em uma segunda temporada. Eu, esperançosamente, prefiro que não.

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Aqui no Brasil será exibida pela rede Globo, mas ainda não tem data definida.

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*Imagens legendadas propositalmente, por que eu não gosto de FlashForward e quero avacalhar com eles.
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